Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Natal. Família.

por Peças de Família, em 16.12.15

Estamos a viver a época mais luminosa e mágica de todo o ano – A Quadra Natalícia.

 

As famílias enfeitam as suas casas, confecionam os doces tradicionais, vão a festas de Natal, elaboram listas de presentes e “mergulham” na azáfama das compras, fazendo tudo isto … como se estivessem em contagem decrescente.

 

É certo que são muitos os preparos e afazeres para que tudo esteja perfeito (sabendo que a perfeição não existe) mas também é verdade que o Natal é a festa da família e que a Quadra não se resume à noite da Consoada e à distribuição de presentes. O Natal é muito mais do que isso e é importante que, acima de tudo, as nossas crianças compreendam o verdadeiro Espírito Natalício.

 

São muitas as coisas que as famílias podem fazer para tornar esta época ainda mais mágica aos olhos dos mais pequenos, atividades essas que devem de envolver todos os elementos, proporcionando bons momentos e muito boas recordações em família.

 

A primeira sugestão passa por criarem os vossos próprios rituais ou tradições Natalícias, como: enfeitarem a árvore em conjunto, assistirem a um concerto de Natal, construírem o vosso próprio calendário do Advento ou contarem todas as noites um Conto de Natal às crianças, antes de estas irem para a cama.

 

Independentemente da crença religiosa da família, expliquem às crianças porque se comemora esta data, contando-lhes a história do nascimento de Jesus Cristo e explorem em conjunto o presépio de Natal.

 

Todos nos queixamos muito da febre de consumismo que no ataca nesta época do ano, então porque não dar um excelente exemplo aos nossos filhos incentivando-os e ajudando-os a fazer os presentes que querem oferecer aos seus amigos e família, mostrando-lhes que mais do que o valor monetário da prenda, o que interessa é o amor e o carinho que colocamos na mesma.

 

Esta é também uma época de solidariedade (que deve de estar presente todo o ano). Pode ser uma boa altura (se ainda não o fizeram) para fazer os mais pequenos entenderem que nem todas as crianças e adultos têm as mesmas condições de vida que a vossa família. Falem-lhes sobre o voluntariado. E porque não visitarem a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ou Centro Comunitário da vossa área de residência?

 

Sobretudo, esteja em família. Desfrutemos do melhor que o Natal tem para nos oferecer, ao mesmo tempo que ensinamos aos nossos filhos que o Espírito de Natal assenta no Amor e na Partilha e não na chegada do Pai Natal com o saco cheio de presentes.

 

A Peças de Família deseja a todos e todas que nos acompanham, um Bom Natal em Família.

 

natal_2015.jpg

 

 

 

Manuela Silveira

Peças de Família

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.







Pesquisar

  Pesquisar no Blog