Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Comunicação: Parte 5

por Peças de Família, em 28.09.14
Terminamos o desenvolvimento do tema em destaque na Peças de Família – Comunicação, falando um pouco sobre como transmitir orientações ou ordens à criança sem ferir a sua auto estima e sem criar um clima negativo na interação.

5º. Dê ordens sem ofender ou humilhar a criança.
Não raras vezes, motivados pelo cansaço e saturação, ao chamarmos a atenção da criança para um determinado comportamento desadequado ou incumprimento de regra, juntamos palavras pejorativas ou críticas negativas à ordem, transformando-a num ataque à auto estima da criança.

Exemplificando: Apesar de estar estabelecido nas regras da família que os trabalhos de casa são para serem feitos antes do tempo de brincadeira e convívio familiar, o seu filho protela sistematicamente esta tarefa. Os pais, desgastados por terem que estar sempre a relembrar a criança que tem que fazer os deveres, acabam por proferir algo do género:” Vai já fazer os trabalhos de casa. Todos os dias é a mesma coisa. És mesmo irresponsável!”

A criança, ouvindo estas palavras, vai sentir que está a ser atacada, concentrando-se mais na crítica dos pais do que na tarefa que lhe dizem que tem que realizar. Aceitar ordens ditadas por quem nos está a pôr defeitos não é fácil e origina uma maior resistência à colaboração.

Segue-se um exemplo de 5 formas diferentes de chamar a atenção da criança para o que se está a passar sem a ofender ou humilhar, fomentando-se assim um clima de respeito em que o espírito de cooperação pode começar a aumentar.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.







Pesquisar

  Pesquisar no Blog