Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Comemoramos o nosso 2.º aniversário

por Peças de Família, em 13.03.15

2_aniversario.jpg

 

Faz este mês de março 2 anos que me iniciei nesta aventura da Peças de Família.

 

Poderia enumerar variadíssimas razões que estiveram na origem deste projeto, todas elas muito pomposas e altruístas, mas não o vou fazer. Vou ser totalmente honesta convosco e revelar que a Peças de Família surgiu por necessidade. A MINHA necessidade de saber mais sobre todas as questões ligadas à parentalidade, tendo por trás uma única razão – o facto de ter sido mãe. Pesquisei, estudei, fiz formação e li muito sobre este tema, porque sempre acreditei que saber é poder e porque queria fazer mais e melhor neste meu novo papel, e quando dei por mim a minha necessidade tornou-se na minha mais recente paixão - a Educação Parental.

 

Não sendo um exclusivo da Peças de Família, que também atua na forma de consultas de terapia familiar e de casal, a Educação Parental e, principalmente, os Workshops sobre o exercício de uma Parentalidade Positiva, têm trazido à minha vida muitas coisas novas. Umas muito boas e outras, digamos que, mais desafiantes…

 

Começando pelas segundas, a constatação da (ainda) resistência por parte dos Pais em acreditar que educar se ensina. Que não se ensina a amar, é certo, mas que se ensina a comunicar melhor, a expressarmo-nos mais adequadamente mas, sobretudo, que se ensinam estratégias que auxiliam os pais a estabelecerem relações mais confiantes, mais gratificantes com os seus filhos, logo mais felizes.

 

Por outro lado, o maior e melhor, tenho aprendido IMENSO, menos com os livros e nas formações, mais com o contacto com os Pais. Tenho aprendido técnicas e dicas valiosíssimas, estratégias práticas e criativas, soluções alternativas, mas, principalmente, tenho aprendido que isto de ser Pai e Mãe é único e incomparável e que a partilha entre Pais é a melhor forma de ganharmos a sensação de que não estamos, nem temos de estar, sozinhos na exigente tarefa de educar os nossos filhos. Aprendi que, é através da troca de experiências, dúvidas, angústias e medos que crescemos, que olhamos para nós e para os outros com mais clareza, mais sabedoria e com mais esperança…

 

Muito obrigada a todos por TUDO.

 

Manuela Silveira – Peças de Família

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.







Pesquisar

  Pesquisar no Blog